SONGBOOK CRIOULA

Songbook
CRIOULA {Ana Paula Da Silva




     . 18,5 x 27 cm
     . 60 páginas
     . capa flexível
     . ilustrado
     . 18 obras com linha melódica, cifra e letra
     . 4 temas instrumentais em C, Bb e Eb
     . depoimentos
     . críticas
     . discografia



QUERO ADQUIRIR!



Foto da capa: Pena Filho
Arte Gráfica: Robson Eduardo de Oliveira

http://www.anapauladasilva.com
https://myspace.com/apdasilva


 



A atuação artística da cantora, violonista e compositora Ana Paula da Silva da cidade de Joinville/SC é reconhecida e respeitada pelo público, pela crítica, pela mídia e por profissionais da música daqui e dalhures. Sua contribuição para o fomento da arte brasileira na região, encontra paridade à de artistas consagrados no país, de renome nacional e internacional, pela originalidade, personalidade, abrangência e constância, há 17 anos. 
songbook surgiu do desejo de grafar as faixas autorais registradas em 5 CDs próprios e mais outros 6 CDs que contam com a participação da artista ou compilações (gravados no Brasil e no exterior) e ainda outras obras inéditas na indústria fonográfica. Foi um trabalho de pesquisa junto à artista sobre a escolha das obras e um resgate minucioso a partir dos áudios, a fim de fidelizar a sua interpretação e registrar suas obras graficamente, com todos os nuances melódico-harmônicos, dinâmica e outros detalhes pertinentes à grafia musical. Até então o que havia eram apenas rabiscos manuscritos, quando muito, sem qualquer preocupação estética ou formal da notação de música, sem indicações de interpretação e muitas vezes ininteligíveis a outrem.
O material foi montado com 22 obras transcritas digitalmente, com linha melódica, cifras e letra (no caso de canção) e com linha melódica e cifras em C, Eb e Bb (no caso das obras instrumentais), biografia em português e em inglês, discografiacomentários de artistas renomados e críticas (no Brasil e no exterior).
Esta proposta foi enviada ao Edital de Apoio à Cultura do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville/SC (SIMDEC) e foi contemplada em 2012, viabilizando a sua realização e a impressão de 1.000 cópias. 
Ouça as entrevistas de Marisa Toledo e Ana Paula da Silva na rádio Joinville Cultural sobre o Songbook (21/mar/2013 e 25/jun/2013, respectivamente). 


 

Conheça mais sobre o talento e a obra da artista no Dicionário da Música popular Brasileira Cravo Albin.